terça-feira, 30 de novembro de 2010

Plano de AEE - Deficiência Intelectual

Plano de AEE - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – DI

Caso ANDRÉ

1- Objetivos

  • Proporcionar ao aluno maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação (com o uso da comunicação alternativa), mobilidade e controle de seu ambiente, conhecendo as dificuldades e habilidades e indicando suas potencialidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.


2- Organização do atendimento:

Período de atendimento: Novembro à Dezembro
Freqüência: duas vezes na semana
Tempo de atendimento: 1h e 30 min
Composição do atendimento: individual


3- Atividades a serem desenvolvidas para o aluno:

·        Atividades de desenho, pintura livre e colagem;
·        Jogos que estimulam a pensar como: jogo da memória, quebra-cabeça, caça palavras, jogos de dama, dominós, baralhos ilustrados (animais);
·        Usar ilustrações e fixas de leitura com o objetivo de acostumar o aluno a relacionar a imagem com o texto como: pastas e fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
·        Jogos on-line, softwares e outros recursos da Tecnologia Assistiva que desenvolvam a comunicação e habilidade;
·        Blocos de encaixe, esquema corporal, brincadeiras de faz de conta e contar histórias com uso de fantoches.


4- Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:

·        Pastas e fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
·        Pranchas com fotos e gravuras seriadas;
·        Jogo da memória e baralho com figuras de animais;
·        Fichas e cartões simbólicos
5- Adequação de materiais:

·        O material que será utilizado deve estar de acordo com o tema da aula e deve estar em perfeitas condições de modo que não ofereça riscos à criança (utilizar tesoura sem ponta).


6- Seleção de materiais e equipamentos que precisam ser adquiridos:

·        Papel cartão, cartolina, chamex em diversas cores, papel laminado;
·        Cola, tesoura, apontador, lápis de cor e preto, canetinhas, tinta guache, pincéis, giz de cera,
·        Livros, CDS e DVDS com histórias infantis;
·        Fantoches.


7- Tipos de parcerias necessárias:

·        Família; Psicólogo; Fonoaudiólogo; Professor de sala comum; Secretaria de Educação (coordenação inclusiva) e Equipe Gestora da escola.


8- Profissionais da escola que receberão informações do professor de AEE:

·        Professor da sala comum;
·        Profissionais administrativos;
·        Direção;
·        Restante da equipe gestora.


9- Avaliação e Reestruturação do Plano:

·        A Avaliação será feita durante todo o processo de execução, observando suas mudanças positivas, visando se necessário o replanejamento para melhor atingir os objetivos propostos.

10- Resultados Obtidos:


• Espera-se que o aluno desenvolva sua comunicação e socialização;
• Através da alfabetização o aluno alcançará sua autonomia e independência na vida escolar e pessoal;
• Com métodos diferenciados espera-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
• Integração e participação em todas as atividades promovidas pela escola.

2 comentários:

  1. Oi, muito bom esse material, pois ajuda o professor a ter um norte no seu planejamento junto ao aluno com deficiencia intelectual, muito bom mesmo

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  2. Parabéns querida, pois o seu plano de atendimento do AEE e ótimo!

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