segunda-feira, 4 de abril de 2011

Capacitação em BRAILLE!

Nos Dias 28-29 e 30 de Março de 2011, a Secretaria Mul. de Educação em Parceria com a Prefeitura Municipal de Porangatu, Coordenação da Educação Inclusiva e a Direção da Escola Jesuíno (onde trabalho), me proporcionaram  o prazer de participar de um curso de capacitação em Braille no CEBRAV -  Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual em Goiânia-GO. Na oportunidade o curso foi ministrado pela professora Jandira, que é muito legal e harmoniosa, independente de sua deficiência. A mesma explicou sobre o sistema Braille e ensinou a utilizá-lo. Agradeço também à minha amigona Urana Nara que se esforçou o máximo para estarmos ali fazendo este curso maravilhoso aprendendo, se divertindo e se emocionando juntas...





Confira Mais Anotações!!!!


"Não há Barreiras que o ser humano não possa transpor"
                                                                Helen Keller

Sistema Braille
Cela Braille

Você que possui alguma criança com perda da visão/ baixa visão deve estar se perguntando! Quando que vou utilizar o Braille com estes alunos?? Será que isto é realmente necessário??

   Saiba que só é ensinado o Braille para pessoas que não conseguem visualizar letra à tinta até o tamanho 72 ou seja se seu aluno consegue visualizar ampliado até o tamanho 72, a escola deve proporcionar estas ampliações para o aluno e não deve ser ensinado o Braille nestes casos.
   Quando recebemos um aluno em sala de Recursos com problemas na Visão torna-se Necessário fazermos o teste da Acuidade Visual para em primeiro momento tentarmos entender qual o problema desse nosso aluno. Veja foto do Teste abaixo!


Teste de Acuidade Visual
    O teste de Acuidade Visual deve ser realizado em diferentes distâncias (1m, 2m, 3m ) para saber qual a capacidade visual do aluno. Este teste é necessário para determinar à que posição o aluno vai estar dentro da sala de aula, ou seja, a distância dele do quadro-negro, se ele vai visualizar melhor no meio da sala ou em um dos cantos, a claridade e etc. LEMBRANDO QUE AS CARTEIRAS DA MAIORIA DAS ESCOLAS NÃO SÃO APROPRIADAS PARA SE APRENDER E ENSINAR O BRAILLE. Estas devem ser bem retinhas e não inclinadas como a da maioria das escolas.

INICIANDO o Braille em Sala de Recursos:

  O professor de recursos deve ensinar a fase da prontidão para a alfabetização que é primeiramente explorar o meio em que o aluno vive como ex: Se o aluno vai comer uma banana, mostrar à ele o formato, a espessura, explorar o cheiro e etc. Tudo Isso antes de ser ensinado o Braille. Sendo que o professor deve incentivar  não só a família como o aluno.  A família é o professor principal do aluno cego pois devem estimulá-lo à aprender as coisas e se caso o aluno não tenha nascido cego e por conseguinte perdeu a visão ao longo da vida, a família deve ensinar o mesmo a reconhecer as coisas de uma outra forma.
ASSIM:
  Para ler o Braille a pessoa tem que ter coordenação motora fina, pois a leitura é realizada através do tato e também tem que ter coordenação motora grossa para explorar o ambiente. Pois a criança cega deve ser ensinada à explorar os outros órgãos do sentido. Ver Imagem!

Professora Jandira ensinando como deve ser feito a estimulação visual 

Explorando o Tato


Faz -se necessário utilizar a cola colorida em alto relevo nas atividades
A estimulação visual é compreendida como o Pré-Braille, deve ser realizada principalmente com atividades da vida diária.


COMPREENDENDO O BRAILLE


Este é o alfabeto no Sistema Braille é a peça principal da alfabetização de uma pessoa cega. Ao ver o alfabeto Braille pela primeira vez, fica-se perguntando como deve ser a escrita e a leitura desses pontinhos? E imagina-se o quanto é difícil aprender. Mas na verdade, tudo é uma questão de prática, como em qualquer aprendizagem.
O código Braille é composto por seis pontos que juntos podem formar até 63 e agora 64 caracteres ou combinações graças ao musicobraille, onde a cela em branco forma uma nota musical.

Cada letra corresponde a uma pontuação: por exemplo letra A ponto 1, letra B pontos 1 e 2 e assim por diante. Cada letra desse se forna em um espaço chamado cela. Veja a figura abaixo:
A cela Braille é formado por seis pontos como podem verificar


Vejam o ponto 1 e 2 em destaque (figura 2) que significa a letra B, assim cada cela forma uma letra. E um ponto ou um conjunto de pontos formam um caractere.
Alem de letras, as celas ou o conjunto de celas podem formar números, pontuações, fórmulas, entre outros. O Braille é totalmente Polisênico, dependendo da posição o símbolo igual pode ter significado diferente.
Para que esta explicação fique mais compreensiva veja a pontuação dos pontos na cela Braille:


Pontos superiores 1,4,2 e 5;
Pontos inferiores 3 e 6;
Tambem existem autores que denominam pontos intermediários como os pontos 2 e 5;
Essa é a forma de ler Braille pois quando se utliza a reglete, inverte-se as posições dos números mas apenas para escrever. Ver Imagens!

Amiga Urana (Professora de AEE) escrevendo com auxílio
da Reglete e Punção!


Reglete de plástico!

Reglete e Punção


Reglete e Punção de metais com prancha de apoio!
A escrita na reglete é feita da direita para a esquerda. Diferente do modo de leitura que se lê da esquerda para a direita. Observe!




 Máquina Perkins que se utiliza de uma forma diferente da reglete mas também é manual.
Com ela pode se escrever como uma máquina normal, ou seja da esquerda para a direita, tem a sinalização quando estiver chegando na margem lembrando a antiga máquina de datilografia.
Observe as teclas:
 A primeira e a última são as teclas laterais, sendo que a primeira serva para pular de linha e a última serve para retroceder o espaço na hora da escrita. As centrais são divididas assim: sete teclas nos quais a primeira é o ponto 1, a segunda ponto 2; a terceira ponto três, a quarta e que fica no meio é o espaço, depois vem a quinta que é o ponto 4, depois a sexta ponto 5 e a sétima ponto 6. No momento da escrita apenas faz as combinações: 


Ao escrever boneca: b (pontos 1 e 2), o (pontos 1,3 e 5), n (pontos 1, 3, 4, 5), e (pontos 1 e 5), c (pontos 1 e 4) a (ponto 1).
Lembrando que é de uma vez a digitação, ou seja, na letra b aperta-se as teclas do ponto1 e do pon to 2 de uma vez, desta forma se escreve o b no papel.

Escrevendo na máquina Perkins

Deve-se ter cuidado ao colocar o papel  na máquina para o mesmo não amassar o segredo é ir colocando devagar, alinhando-o no canto esquerdo e enrolando aos poucos. O melhor papel para a escrita em braille tanto no reglete quanto na máquina é o sulfite ou apergaminhado 120g/40kg.
  Ainda existe outros instrumentos tecnológicos como so programas de software como jaws (www.freedonscientific.com) e dosvox (para baixar acesse: www.intervox.ufrj.nce.br), nos quais eles leem para o usuário o que a tela apresenta.



A importância do alfabeto Braille na vida das pessoas cegas é que com isto, a pessoa fica independente para escrever ou ler, sem precisar de ledor humano.
Ressaltando ainda que a aprendizagem do Braile não está vinculado apenas as pessoas cegas, qualquer pessoa deve aprender o Braille, principalmente os que lidam com o público como por exemplo o professor,  pois só assim estaremos realmente praticando a inclusão.
Já imaginou querer escrever uma carta particular a algum amigo cego? Ou algum documento importante e a pessoa cega ter que solicitar a terceiros para lerem pra ele? Ou receber uma mensagem de um amigo que seja cego em Braille e não saber o que está escrito.
No caso do professor, os alunos tem o direito de usar sua escrita, e assim escrever em Braille, fazer provas em Braille, e ao receber, o professeor deve ter o conhecimento do Braille para que possa corrigir os trabalhos, isto seria fundamental para que ambos pudessem se desenvolver melhor nos seus trabalhos tanto o porfessor quanto o aluno.
Pois é, todos nós devemos aprender o Braille.


MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA DEFICIENTE VISUAL:
* Bengala Branca
*Lara Mara (estímulos Visuais)
*Instituto Benjamin Constant


" EU ESTOU CONVENCIDA QUE O CAMINHO QUE EU ESCOLHI, EMBORA BASTANTE DIFÍCIL, PODE SER TRILHADO COM SUCESSO POR QUALQUER DEFICIENTE"
Valise Amadescu

Galeria de fotos!!!!!!!!!



Alfabeto em Braille confeccionado em Eva e Miçangas

Explorando o tato - Regiões Brasileiras







Impressora Braille




















NEM A LUA PRECISA DO CORPO INTEIRO PARA ENCANTAR O MUNDO!!!

Um comentário:

  1. Descobri seu blog estou encantada. Vou iniciar agora o curso de BRAILLE e este artigo me deu uma noção muito boa do que BRAILLE.
    Este ano comecei a trabalhar na SRM estou com muita vontade de acertar e principalmente de ajudar meus alunos a viverem melhor com suas limitações.
    Bjs amei seu blog

    Valdenir

    Riachão - MA

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